![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
VJS
A edição de imagens ao vivo já se democratizou e está se tornando indispensável em qualquer evento onde vídeo e música aparecem como destaque. Este artista é normalmente um designer que utiliza imagem e tecnologia como instrumentos de sua arte.
Se uma imagem vale mil palavras, o VJ acrescenta mais significado e “vibe” ao som e ao publico, pode criar live shows adequados ao tema de qualquer evento. O VJ é juntamente com o DJ, o responsável pelo clima da festa. Pode apresentar conteúdo gravado, editá-lo ao vivo, e criar performances espontâneas adequadas ao tema de qualquer evento, elevando seu nível e dinâmica.
OVELHA
Entrou em contato profissionalmente com a Cena eletrônica fazendo flyers e seu fascínio pela linguagem alternativa o levou a trabalhar como VJ. Após 4 anos de trabalhos dentro da cena eletrônica, foi convidado a trabalhar com Hip-Hop e se tornou o primeiro VJ desta vertente musical. Por ser considerado um artista versátil, Rodrigo Ovelha costuma participar de vários projetos, seu mais recente projeto visual foi para os shows de Leandro Sapucahy, sambista da nova geração de músicos do Rio de Janeiro. Com o passar do tempo mostrou uma grande afinidade com o estilo de música Black, Hip Hop, Soul e Funk e se tornou um dos primeiros VJs brasileiro voltado a este estilo de música, atualmente trabalha para as equipes e casas que organizam as maiores e melhores "Black Parties" dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Mesmo com a grande quantidade de vídeo clips de Black Music, VJ Rodrigo Ovelha arruma espaço para produzir e veicular muitas imagens e vídeos da cultura Hip-Hop, com uma edição de imagens mais cadenciada, acompanhando o ritmo do Hip Hop, Rap e da Black Music. Por causa do grande avanço na tecnologia usada por VJs, atualmente seu trabalho tem se misturado ao do DJ, e está se tornando algo normal levar um VJ que solte a imagem em perfeita sincronia com o som. Agora já existe um novo profissional dentro da noite, o DVJ, que é uma mistura real entre o VJ e o DJ, já é possível executar um trabalho de mixagem total de imagens e som, inclusive reproduzir o "scratch" na imagem.
"Acho que o VJ também é responsável pelo bom andamento da pista, existem 2 tipos de VJs, aquele que apenas aperta o PLAY e aquele que realmente entende, acompanha e interage com a música que o DJ está tocando; A falta de integração entre a imagem e música é algo do passado, o compromisso do VJ está acima disso, a sua linguagem deve traduzir tudo ao seu redor, seu ambiente é a sua mensagem."